Um Pouco da História do Nosso Bairro Usina Santana

Admin
By -
0
Foto: Reprodução Site Governo Do Estado
TERESINATeresina. Aqui, um pedacinho da história dessa cidade fundada pelo baiano Antônio Saraiva. Perdido no meio da mata, na zona Sudeste existe um prédio, onde, por cinco décadas funcionou uma Usina de fabricação e açúcar, álcool e cachaça. Trata-se da famosa Usina Santana, que deu origem ao nome do bairro.
A FUNDAÇÃO: A Usina Santana foi fundada pelo industrial Gil Martins e começou a funcionar em 1906. É o que o conta este senhor aí da foto, Francisco Moura que lá trabalhou por 46 anos longos anos. Começou com o pai aos oito anos e só parou quando a Usina fechou em 1982.
MOVIMENTAÇÃO: Cerca de 300 pessoas trabalhava na Usina. Primeiro, fabricava açúcar e cachaça que abastecia Teresina e região. A gestão do Dr. Gil Martins durou até 1956, quando foi vendida para um grupo de Pernambuco. A partir daí, deixou de fabricar açúcar para ficar com cachaça e álcool.
O DECLÍNIODiz o Sr. Moura que, o declínio se deu por má gestão dos pernambucanos, até chegar a falência da usina em 1982.
LEMBRANÇA: Falida, a empresa demitiu os trabalhadores e os pagou com terra, justamente, a terra onde eles plantavam a cana. Daí surgiu o bairro com o nome Usina Santana.
LEMBRANÇAS: Mas, no meio da mata, de longe se vê o que restou da Usina Santana. O prédio velho em ruínas, com a chaminé de 52 metros chamam atenção de quem passa pelo local a 20km do centro de Teresina. Memória viva da Teresina de ontem.
Foto: Reprodução Site Governo Do Estado

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)