![]() |
Foto: Reprodução Site Governo Do Estado |
A FUNDAÇÃO: A Usina Santana foi fundada pelo industrial Gil Martins e começou a funcionar em 1906. É o que o conta este senhor aí da foto, Francisco Moura que lá trabalhou por 46 anos longos anos. Começou com o pai aos oito anos e só parou quando a Usina fechou em 1982.
MOVIMENTAÇÃO: Cerca de 300 pessoas trabalhava na Usina. Primeiro, fabricava açúcar e cachaça que abastecia Teresina e região. A gestão do Dr. Gil Martins durou até 1956, quando foi vendida para um grupo de Pernambuco. A partir daí, deixou de fabricar açúcar para ficar com cachaça e álcool.
O DECLÍNIODiz o Sr. Moura que, o declínio se deu por má gestão dos pernambucanos, até chegar a falência da usina em 1982.
LEMBRANÇA: Falida, a empresa demitiu os trabalhadores e os pagou com terra, justamente, a terra onde eles plantavam a cana. Daí surgiu o bairro com o nome Usina Santana.
LEMBRANÇAS: Mas, no meio da mata, de longe se vê o que restou da Usina Santana. O prédio velho em ruínas, com a chaminé de 52 metros chamam atenção de quem passa pelo local a 20km do centro de Teresina. Memória viva da Teresina de ontem.
![]() |
Foto: Reprodução Site Governo Do Estado |
Fontes: site https://180graus.com/pedro-alcantara/fatos-marcantes-da-historia-de-teresina-que-completa-163-anos
Fonte das Fotos e Historia Completa