Rafael encaminha pedido à Alepi para contratar empréstimo de R$ 100 milhões para ampliar o Metrô de Teresina

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A operação de crédito será junto à Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa de Infraestrutura de Transporte e Mobilidade Urbana (Pró-Transporte).


O governador do Piauí, Rafael Fonteles, encaminhou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o projeto de lei que para autorização da casa legislativa para que o Poder Executivo estadual possa contratar operação de crédito, no valor de R$ 100 milhões, junto à Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa de Infraestrutura de Transporte e Mobilidade Urbana (Pró-Transporte), com a garantia da União, destinada à aquisição de composições ferroviárias, tipo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), para a cidade de Teresina.



O projeto foi selecionado para compor o Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável – Renovação de Frota, do Ministério das Cidades, que tem como objetivo a ampliação do sistema metropolitano da capital, o Metrô de Teresina.


Segundo a proposta, que foi encaminhada para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alepi, os investimentos visam atender a extensão da linha ferroviária na região sudeste de Teresina, com chegada em novos bairros, bem como a melhoria da linha 1 - sudeste, já existente, com redução no intervalo de trens, e incremento na demanda de passageiros na empresa operadora.


Segundo mensagem do governador, os sistemas de VLT vêm sendo implantados há algum tempo em cidades da Europa e Estados Unidos. No Brasil, começou a ser implantado mais recentemente, em cidades como Sobral (CE), Rio de Janeiro (RJ), Santos (SP) e, no fim de 2018, em Teresina (PI). Esse sistema de transporte opera numa plataforma segregada de tráfego, com vias reservadas, direito de passagem prioritário nos pontos de interseção e, em alguns casos, com túneis ou viadutos no Centro das cidades. 



"É um sistema adequado para capacidade média de transporte à escala regional e metropolitana, geralmente maior que o ônibus convencional e menor que a de metrô de grande porte. Entre as suas vantagens, podemos destacar o baixo investimento em relação a outros modais, a vida útil do sistema, a grande capacidade de passageiros, a adaptabilidade às condições locais existentes, o funcionamento a partir da utilização de biodiesel ou modelo híbrido (biodiesel/elétrico), a facilidade de integração aos sistemas de transportes existentes, o menor impacto ambiental e promoção de renovação do meio urbano e paisagístico", justificou o governador no Projeto de Lei Ordinária encaminhado aos deputados.


Rafael Fonteles ressalta que a ampliação do sistema vai reduzir o tempo de deslocamento e melhorar o transporte público de passageiros, sendo um sistema mais atrativo que os convencionais, que permite a evolução futura para pré-metrô e metrô. 

Veja a Materia completa no site do governo do Piauí

https://www.pi.gov.br/noticia/governo-do-estado-encaminha-pedido-a-alepi-para-contratar-credito-de-r-100-milhoes-para-ampliacao-do-metro-de-teresina

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